top of page

[ Domo Geodésico ]



Essa rotina é interessante, pois foi a primeira que fiz baseada em um trabalho acadêmico e um dos meus primeiros trabalhos feitos por solitação de um cliente. A princípio me pareceu simples, pois pensei: "Uso Divided Surface no Revit e tudo certo!!" #sqn

O grande "lance" do Domo Geodésico é que sua construção exige triângulos bem calculados e com um formato específico. Veja mais aqui.

Enfim, o fato é que sua construção via computação não é um problema trivial se for "bater cabeça" pra reinventar a roda (Nesse caso o Domo.. kk). Então recorri a um trabalho acadêmico para entender a matemática da "coisa" e poder programar no Dynamo. Baixe o paper aqui.

A rotina que fiz na época segue as regras matemáticas estritamente descritas no paper e o resultado é que o Domo ficou perfeito e paramétrico para a minha felicidade 😅


Para conseguir fazer tudo certinho utilizei recursos interessantes do Dynamo:

  • Sequências numéricas com termos variáveis


  • Replication Guides


  • Custom Node


Vale muito a pena estudar cada um desses temas, em especial as sequências numéricas e Replication Guides.


Uma das imagens que explicam o porquê de usar sequência é essa abaixo


Os arquivos utilizados no rotina do Domo podem ser baixados aqui. Ahh! Quase ia esquecendo. Como disse antes essa rotina usa um Custom Node, então é necessário que o arquivo dele esteja na mesma pasta da rotina principal para funcionar. Aproveitem.

Kommentare


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page